Sistema de Integrada On-line

Um Sistema de Gestão Integrada, também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão que coleta informações de toda a empresa através de módulos implantados em cada setor.

Um ERP tem como objetivo integrar os processos empresariais. Para alcançar este objetivo, os setores são interligados possibilitando a implementação uma política organizacional, padronizando processos, procedimentos e práticas utilizadas por toda a empresa. Assim a empresa atinge seus objetivos de forma mais eficiente do que por meio de múltiplos sistemas de gestão isolados em cada setor. Direcionado para processos, é o método de gestão que permite integrar de forma mais eficiente, nas operações do dia-a-dia das empresas, os aspectos e objetivos da qualidade, do desempenho, da segurança.

A excelência do desempenho e o sucesso no negócio requerem que todas as atividades inter-relacionadas sejam compreendidas e gerenciadas segundo uma visão de PROCESSOS.

As diversas normas para sistemas de gestão tratam de processos internos separados, relacionados com a qualidade, o ambiente, a segurança da informação e outros. Através de um sistema de gestão integrada, a organização pode adotar uma abordagem completa para o aperfeiçoamento de seus processos internos e obter a certificação de todos os sistemas com somente uma auditoria de certificação.

Entre as melhorias promovidas pela implantação de um Sistema de Gestão Integrada estâo

  • Melhoria de qualidade em produtos e serviços;
  • Realização de objetivos e metas da empresa;
  • Economia de tempo e custos;
  • Transparência dos processos internos;
  • Fortalecimento da imagem da empresa e a participação no mercado;
  • Maior controle dos riscos com acidentes;
  • Satisfação de clientes, funcionários e acionistas;
  • Aumento da competitividade;
  • Melhoria do relacionamento com todas as partes interessadas (clientes, acionistas, ONG's, fornecedores, governo e funcionários);
  • Prevenção de falhas ao invés de suas correções.

Quem pode se beneficiar com um ERP?

Quaisquer empresas que queiram e precisem melhorar seus processos internos de forma competitiva, garantindo o atendimento de padrões internacionais reconhecidos com responsabilidade. A organização pode satisfazer a todas as exigências de uma só vez e obter um único sistema de gestão documentado. Assim como todas as normas de gestão são construídas sobre o princípio comum do aperfeiçoamento contínuo, você terá que passar por auditorias periódicas, ao menos uma vez por ano, após a certificação inicial. Uma auditoria combinada significa menos auditorias individuais e menos interrupção nos negócios com maior racionalidade.